Início > Curiosidades, Lançamentos, Matérias, TI > Sharp Lança Celular inteligente no Japão

Sharp Lança Celular inteligente no Japão

quinta-feira, 10/04/2008 - 9:49 AM Deixe um comentário Go to comments

my-documents.png

A Sharp mostrou hoje um celular inteligente para consolidar sua posição de liderança no Japão antes do aguardado lançamento do popular BlackBerry no país. O novo aparelho, chamado W-ZERO3es, será equipado com sistema operacional da Microsoft e 128 MB de memória flash. Além de fazer chamadas telefônicas, o dispositivo envia emails e é compatível com programas como Word e Excel, da Microsoft.

Celulares inteligentes, ou “smartphones”, são aparelhos que reúnem funções de telefonia com computação. Eles ainda não decolaram no Japão, como aconteceu nos Estados Unidos, porque os celulares japoneses estão entre os mais avançados do mundo, permitindo há muito tempo o envio de email, download de músicas e navegação pela Internet.

“Acreditamos que nosso produto é o BlackBerry japonês”, disse Junko Nakagawa, gerente-geral do Departamento de Planejamento de Produtos da Sharp, durante entrevista coletiva a jornalistas. “Nós não consideramos ele como nosso competidor no mercado japonês.”

A canadense Research in Motion informou no mês passado que iria lançar o BlackBerry no Japão este ano, o que pode potencialmente dar nova vida ao relativamente pequeno mercado japonês para celulares inteligentes. A notícia também pode preocupar fabricantes estabelecidos como a própria Sharp.

Os BlackBerries que serão vendidos no Japão vão funcionar nas redes com tecnologia W-CDMA e GSM/GPRS e poderão ser utilizados no restante do mundo para chamadas e transmissão de dados. Os aparelhos serão vendidos no Japão pela maior operadora celular do país, a NTT DoCoMo. Mas as expectativas iniciais são baixas porque o primeiro produto não terá sistema operacional compatível com o idioma japonês.

Kanae Maita, analista chefe do Gartner Japan, disse que o mercado de computadores de mão do país está crescendo e que deve se expandir em quase 50%, para 370 mil unidades, em 2006, apoiado em grande parte pelo W-ZERO3 da Sharp, popular predecessor do W-ZERO3es, que foi lançado em dezembro.

Segundo o Gartner, a Sharp controlava 34,5% do mercado de computadores de mão do Japão em 2005, seguida por Hewlett-Packard, que tinha menos de 17 por cento.

A Sharp informou que o novo aparelho começará a ser vendido em 27 de julho por 29,8 mil ienes (US$ 260, cerca de R$ 560). A empresa tem meta de vender 250 mil unidades do W-ZEROes no atual ano fiscal até março de 2007.

Veja mais fotos do aparelho

Terra Tecnologia

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. quinta-feira, 10/04/2008 - 12:33 PM às 12:33 PM

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: