Início > Curiosidades, Internet, Matérias, Outros > Já Imaginou baixar um arquivo de 169MB em apenas 68 segundos?

Já Imaginou baixar um arquivo de 169MB em apenas 68 segundos?

sábado, 12/01/2008 - 12:00 AM Deixe um comentário Go to comments

https://i2.wp.com/www.raxco.be/pages/info/SuperSpeed-Cache/traffic.gif

Esse foi o tempo medido pela INFOLAB ao testar o SuperSpeedy, novo serviço de acesso à internet por fibra óptica da telefônica. O mesmo download demorou 14 minutos e 26 segundos numa conexão de 1Mbps. A banda larga ultralargada telefônica começa a ser oferecida em janeiro em São Paulo. A velocidade nominal é de 30Mbps para download e 5Mbps para upload. Para obtê-la, a empresa montou uma rede de fibra óptica na região paulistana dos Jardins. Há seis meses, essa rede vem sendo testada gratuitamente por 50 felizardos. Agora, a superbanda larga será oferecida para 40 mil domicílios que ficam no quadrilátero formado pelas avenidas Paulista, 9 de Julho e Paulo VI e a rua Teodoro Sampaio.

Download Radical

A INFO foi até o bairro de pinheiros conferir o novo serviço. Os testes foram feitos em dois horários: às 11h25 e às 17h35, no dia 14 de dezembr. As velocidades de download e upload – ainda que fiquem longe dos valores normais – são impressionante. No download, alcançamos a média de 10,2Mbps, com pico de 11,5Mbps. Já no upload a medição ficou em 2,04Mbps, atingindo um pico de 3,7Mbps. Vale ressaltar que, com uma conexão tão veloz, o que limita a velocidade de download é o link de um país à outro ou mesmo a largura de banda disponível nos servidores da web. A velocidade da conexão impressiona ainda mais quando se realizam várias tarefas simultâneas. Enquanto baixávamos o fedora 8 e o openSUSE 10.3 via BitTorrent, abrimos várias abas do internet explorer 7, uma delas usando o Meebo como mensageiro instantâne. Também acessamos o site de vídeo Joost. A transmissão por streaming rolou sem interrupções, com carregamento das imagens em menos de três segundos.

Ainda Para Poucos

A Telefônica investiu 10 milhões de reais para montar a infra-estrutura atual e anunciou investimentos de 123 milhões de reais para a expansão da rede de fibra óptica. “em 200, a intenção é chegar a locais mais afastados da região central, como Alphaville (em Barueri, na Grande São Paulo), e até a algumas cidades do interior do estado”, afirma Márcio Fabbris, diretor do segmento residencial da Telefônica. De acordo com Fabbris, a rede suportaria velocidades de até 100Mbps. Mas a operadora vai esperar o ínicio da adoção para ver se há demanda para redes mais velozes do que 30Mbps “Dez por cento da base de assinantes do Speedy conta com 2 milhões de usuários.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: